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sábado, 23 de maio de 2009

Ganhe mais 15 mil visitas únicas por mês com 5 minutos de trabalho!

Hoje em dia a internet está recheada de formas e técnicas capazes de levar um autor a atingir a notariedade e sucesso com que sempre sonhou, sem que na verdade ele necessite de ter conhecimento técnico especializado, dominar programação e/ou qualquer outra coisa. Na verdade as ferramentas de hoje fazem tanto por nós que se torna prescindível saber algo que na verdade não irá beneficar esse mesmo autor.

Uma dessas ferramentas é o Google Trends e hoje vou explicar-lhe de que forma ele poderá beneficiá-lo em cerca de 15 mil novos visitantes únicos mensais, com apenas 5 minutos de trabalho diário.

Obviamente que não existem técnicas ou ferramentas capazes de levar o seu blog para a estratosfera sem que na verdade você se tenha de comprometer e trabalhar por isso. Nesta técnica isso acontece também, e de nada servirá tê-la como cábula se depois não a utilizar correctamente.

A estratégia de que hoje vou falar, só é aplicável a blogs que sejam actualizados regularmente e que sejam igualmente indexados no Google com relativa facilidade. Se por ventura não tem um blog e/ou não o actualiza regularmente, talvez seja melhor começar a pensar nisso e dar uma vista de olhos pelo arquivo de artigos do blog.
Se por ventura estiver dentro dos critérios necessários, fique sabendo que esta ‘brincadeira’ poderá de facto mudar a sua vida e também a forma como o seu blog é exposto às massas mediáticas.

PASSO Nº1: VISITAR AS PESQUISAS QUENTES

Comece por visitar as pesquisas quentes no Trends, intituladas Google Hot Trends. Esta é uma lista das palavras-chave mais quentes e pesquisadas do momento. A lista é actualizada com grande regularidade.
Uma das desvantagens do Google Trends é que ele ainda não tem uma versão para Portugal ou Brazil, o que faz com que este método não seja tão facilmente aplicável ao nosso mercado nacional, mas que pode ser facilmente aplicado a um qualquer blog estrangeiro que você administre ou deseje criar a partir desse momento.

Após análise das keywords, clique na palavra que desejar para analisar o quão quente ela é e que tipo de pesquisas estão geralmente associadas a essa mesma palavra. Isso dá-lhe uma visão mais ampla daquilo que poderá ou não fazer com essa mesma palavra.

PASSO Nº2: ESCOLHA UM TERMO POPULAR

Depois de fazer uma análise cuidada aos termos mais quentes do Google, é altura de seleccionar apenas 1. Esse será o termo que iremos trabalhar nos próximos 5 minutos.
Tome nota de que termos demasiado generalistas não são bom negócio para si e para o seu blog. Se por ventura um termo muito quente for ‘hoolidays’, é natural que existam milhares de sites e blogs a concorrer para essa pesquisa, sendo que na maioria dos casos os lugares de primeira página no Google já estão devidamente definidos e é utópico equacionar uma entrada rápida.

É sempre preferível optar por um termo novo e que possa servir de long tail, do que propriamente entrar em competição directa com muitos outros concorrentes. Os termos mais genéricos valem cada vez menos a pena, excepto se forem completamente desconhecidos e/ou se estiver a florescer no preciso momento.

PASSO Nº3: ESCREVA UM NOVO POST

Agora que já tem o novo termo na mão, é altura de desenvolver um novo artigo para o seu blog, baseado nesse mesmo termo específico. Recomenda-se que utilize a palavra-chave no título do artigo, no link URL do mesmo e também várias vezes dentro do corpo de texto do post.
O segredo desta estratégia está em consegui-lo fazer o mais rapidamente possível, para beneficiar de uma posição dominante nos resultados de pesquisa do Google.
Não se esqueça de seguir algumas das técnicas para escrever artigos populares ou artigos de grande qualidade. Se conseguir juntar o útil ao agradável, tanto melhor.

PASSO Nº4: ANALISE AS ESTATÍSTICAS

Depois de executar os passos anteriores, deverá manter-se focado na pesquisa pelo seu termo escolhido. Se tiver executado com clareza os passos anteriores, e o seu blog for efectivamente rápido a ser indexado, em poucos minutos você irá aparecer nos primeiros 3 lugares para essa mesma pesquisa, excepto se for uma palavra-chave demasiado concorrêncial.

Dependendo da palavra escolhida, da sua popularidade e também da qualidade do seu blog, você poderá receber muito bem um efeito tipo as redes sociais, de ondem provêm milhares de visitantes em poucos dias, resultando num crescimento do volume de tráfego muito acentuado. No entanto, uma das vantagens é que o tráfego vindo dos motores de busca tem muito mais qualidade e é muito fácil de converter em novos clientes e/ou leitores fidelizados.

PASSO Nº5: FAÇA-O TODOS OS DIAS!

Uma das vantagens deste método, é que ele pode ser aplicado a sites e blogs todos os dias, o que poderá resultar na absorção de grandes quantidades de tráfego, que depois devidamente convertido em dinheiro, pode definitivamente mudar a sua vida e a forma como você blogga.
No entanto, e pese embora seja recomendável fazê-lo todos os dias ou pelo menos com grande regularidade, dado que apenas perde 5 minutos por dia a encontrar o termo ideal para utilizar, sugerimos algumas precauções, nomeadamente:

  • Escreva sobre algo que o seu blog aborda
    Um dos problemas em começar a escrever sobre temas que não se enquadram no seu blog, é que a médio/longo prazo, os seus leitores não terão qualquer interesse em segui-lo, em subscrevê-lo e muito menos em visitar os arquivos do seu blog, uma vez que são compostos por artigos completamente dispares e sem sentido.
    Se pretende ter sucesso com este método, é bom que o utilize para termos e pesquisas que estejam directamente relacionados com algo que é abordado no seu blog.
  • Pesquisas e termos sazonais
    Uma das vantagens do Trends, é que permite pesquisar nos últimos meses, os termos que fizeram as delícias dos internautas em alturas específicas do ano. O que é que um leitor procura na primavera, no verão e no inverno, que não procura em mais época nenhuma do ano? O que é que um leitor procura no Natal, que não procura nos outros 11 meses do ano?
    Se conseguir descobrir termos que poderá aplicar e trabalhar para o próximo ano, você está a fazer o trabalho de casa e a garantir que quando a altura chegar, você é que reina!
  • Termos mais quentes
    Tal como em tudo na vida, existem termos e pesquisas que são claramente mais quentes uns que os outros. Falar de celebridades e tecnologia é sinónimo de tráfego, mas muitas vezes sinónimo de grande concorrência. Procure compreender quais os termos mais populares dentro do seu nicho de mercado, e procure por um termo quente que possa mexer com o seu blog.
  • Combinação de pesquisas
    Uma das ferramentas que mais gosto do Google é o Google Insights, pelo que recomendo vivamente que o utilize em paralelo com o Hot Trends, para descobrir até que ponto determinadas pesquisas e termos valem mesmo a pena.

Agora é altura de começar a caçar e a ganhar tráfego! Boa sorte!

1 Comentário:

Marcelo Luiz disse...

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